Se você chegou até este texto é porque já deve imaginar o potencial do mercado de Games no Brasil para quem trabalha com varejo, certo? O tempo em que jogos de videogame eram associados apenas a adolescentes e crianças já acabou. Hoje, o setor alcança um público extremamente amplo e diversificado, movimentando bilhões todos os anos.
Mercado de Games no Brasil e no mundo
Se antes da pandemia o crescimento do segmento de Games já estava acelerado, com ela a alta ganhou ainda mais velocidade. Desde março de 2020, milhares de brasileiros passaram a fazer parte do time de gamers digitais, e o resultado disso foi o crescimento exponencial dos números do setor. Olha só alguns destaques dessa expansão:
Público que não para de crescer
Mais de 70% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos – um público 7% maior do que o registrado em 2019 –, conforme aponta a Pesquisa Game Brasil 2020.
Quando nos aprofundamos no perfil desses jogadores, percebemos que:
- A principal faixa etária é de 25 a 34 anos (33,6%), seguida por 16 a 24 anos (32,5%).
- As mulheres são maioria entre gamers, representando 53,8% do total do público.
- 86% dos brasileiros preferem jogar pelo celular, enquanto 43% priorizam o videogame e 40% o computador.
- Entre os jogadores, 67% se consideram gamers casuais, sem uma rotina de jogos tão frequente. Já 33% se consideram gamers hardcore, jogando três ou mais vezes por semana.
Outro dado curioso, desta vez compartilhado pelo Global Web Index, é de que os idosos estão se aproximando cada vez mais do mundo dos games. Entre 2017 e 2020, o número de gamers com idade entre 55 e 64 anos cresceu 32%.
Faturamento bilionário
Com um público tão vasto e diverso, não surpreende o fato de o mercado de Games movimentar bilhões todos os anos. A expectativa da consultoria especializada Newzoo é que o setor cresça 7,2% entre 2019 e 2023, superando a receita de US$ 200 bilhões por ano.
Só no Brasil, o mercado de jogos deve faturar US$ 2,3 bilhões em 2021, com alta de 5% em relação ao ano anterior. Isso nos coloca como o país líder em receita no setor na América Latina e o 12º no ranking mundial.
Atração de investimentos altíssimos
O oceano azul de oportunidades do segmento de jogos está atraindo o olhar – e o dinheiro – de grandes investidores. Não à toa, mais de US$ 20 bilhões foram investidos em startups de games nesta década – U$S 1,3 bilhão disso apenas em 2020.
Ao todo, mais de 2.000 acordos foram firmados entre fundos investidores e empresas de jogos no período de 2016 a julho de 2020. Todos esses dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Revista EXAME e a consultoria Pitchbook.
Tendências do mercado de Games para varejistas
Catálogo estratégico
Trabalhar com produtos de alta demanda é fator decisivo para lojistas atraírem clientes em qualquer mercado, e no ramo de Games isso não é diferente. Para se destacar da concorrência e ganhar força no segmento, é fundamental se manter por dentro das tendências e últimos lançamentos.
Por isso, a dica é acompanhar sites especializados, eventos de jogos digitais, pessoas que são referência na área de Games e produtos mais buscados pelo público. O Mercado Livre, por exemplo, é o maior site de vendas do Brasil e tem os seguintes jogos como os mais buscados na categoria Videogame:
- Minecraft
- GTA 5 (PS4 e Xbox)
- Fifa 21 (PS4)
- Resident Evil
- Skylanders
- Cyberpunk 2077
- The Last of Us
- Ghost of Tsushima
- PES 2021
- Red Dead Redemption
Forte presença no e-commerce e em marketplaces
O e-commerce está se tornando cada vez mais relevante para varejistas de Games. Hoje, digitalizar os canais de venda é mais do que uma opção, é uma necessidade de sobrevivência. Oferecer uma experiência multichannel, com facilidade de compra online, é crucial para o público gamer, tecnológico e antenado.
Nesse cenário, os marketplaces representam uma vitrine de alta visibilidade na internet. Grandes sites de venda, como Americanas e Amazon, registram milhões de acessos e milhares de vendas todos os dias – muitas delas justamente no segmento de Games. Além disso, esses canais têm alta reputação, o que gera mais confiança nos consumidores.
O Mercado Livre apontou tendências do setor em um estudo recente. Entre os produtos mais buscados no site na categoria Games e Entretenimento estão itens como: PC gamer, PS5, Xbox e cadeira gamer. Veja detalhes na imagem:
Parceria com influencers
Mais uma tendência que está ganhando força no mercado de jogos é a crescente influência de gamers famosos. Hoje, há jogadores e jogadoras que antecipam e ditam tendências nesse segmento, especialmente no YouTube.
Entre os canais brasileiros com mais inscritos no YouTube, muitos são relacionados a games, conforme aponta o Social Blade. Alguns dos principais são:
- Authentic Games
- Robin Hood Gamer
- Play Hard
- NOBRU
- LOUD
- Free Fire Brasil
Fazer parcerias com figuras influentes do ramo de jogos pode ser uma estratégia muito rentável para lojas que trabalham com a venda de Games. Essa é uma forma de ganhar penetração no mercado, atrair novos clientes e se tornar referência no segmento.
Como entrar no mercado de Games com o pé direito
Você já conhece os principais números do setor de Games e também sabe que a venda em marketplaces é uma tendência forte nesse mercado. O que você talvez não saiba é que o olist é o parceiro ideal para quem quer faturar mais com a venda online de jogos e produtos para gamers.
O segmento de Games é um dos que mais cresce no olist, tanto em faturamento quanto em volume de pedidos e ticket médio. Com nossa expertise e autoridade, você pode conquistar resultados surpreendentes em um dos segmentos mais importantes do e-commerce.
O olist é uma plataforma completa de vendas online, que engloba serviços para diferentes perfis e objetivos de negócio. Entre nossos principais soluções estão:
- olist store: Solução de vendas em marketplaces, que permite a venda em mais de 10 sites diferentes, incluindo Mercado Livre, Americanas e muitos outros. Indicado para marcas de pequeno porte.
- olist premium: Similar ao olist store, mas indicado para marcas de médio e grande porte. Conta com atendimento personalizado e prioritário.
- olist shops: Aplicativo para criação de loja virtual em até 3 minutos. O shops é indicado para lojas que estão entrando no e-commerce e que ainda não são formalizadas.
- olist PAX: Solução logística para vendas online. Entre as vantagens estão redução do custo de frete, coleta de pedidos e serviço de fulfillment.
Entre os clientes do olist na categoria Games está o ShopB, um dos maiores sites de jogos do Brasil. Fundada há 11 anos por Gabriel Bollico, a empresa paranaense é 100% digital e especializada na venda de videogames, jogos, PCs, smartphones e brinquedos geek.
O ShopB é cliente do olist desde março de 2021 e, desde então, vem conquistando resultados incríveis com a parceria.
Investir no mercado de jogos é o caminho para faturar mais no e-commerce!
Como você viu neste texto, a venda de games é um mercado altamente promissor. A expansão do segmento ganhou ainda mais força no Brasil durante a pandemia, alcançando um faturamento na casa dos bilhões.
Nesse contexto, o comércio online de games representa uma mina de ouro para lojas de todo o Brasil. Por isso, empresas que marcam presença na internet e, principalmente, nos marketplaces saem na frente da concorrência.
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