Desde que a Sound & Vision postou a análise detalhada de Kris Deering do projetor DLA-NZ9 D-ILA da JVC, vencedor da Top Pick of the Year de 2021 , tenho me perguntado como é o verdadeiro vídeo 8K exibido em uma tela grande por um Projetor compatível com 8K. Bem, finalmente tive a chance de ter essa experiência na CES 2022, e foi, em uma palavra, de tirar o fôlego.
A suíte de hotel veneziana totalmente escurecida da JVC serviu como um teatro de 8K, com uma tela Stewart StudioTek 130 G4 de 124 polegadas - o maior tamanho que cabiam sem chamar a atenção do corpo de bombeiros - em uma extremidade da sala e um DLA-NZ9 na outra extremidade. Um servidor de vídeo 7th Sense serviu como fonte de 8K, complementado por um servidor Kaleidescape para conteúdo de filmes em 4K. Não visível no ambiente escurecido estava o cabo Active HDMI de 48 Gbps da JVC, um novo produto que estará amplamente disponível em março, que conectou o servidor 7th Sense a um Denon AVR com capacidade de 8K/60.
O conteúdo 8K rodando no servidor foi fornecido pela Mystery Box , uma produtora sediada nos Estados Unidos especializada na criação de documentários e filmagens feitas com câmeras RED 8K. As imagens 8K/60 HDR exibidas no projetor da JVC pareciam incrivelmente detalhadas, mas sem estrutura de pixels visível, mesmo quando eu colocava meu nariz na tela. O detalhe das sombras também foi incrivelmente bom, com fotos escuras do interior mostrando gradações sutis de preto que eu nunca vi anteriormente com uma configuração baseada em projetor. A reprodução de cores também estava fora dos gráficos, com as finas gradações de vermelho e verde aparecendo claramente e com zero ruído de vídeo - muito longe das TVs 8K sobrecarregadas e chamativas em exibição no Las Vegas Convention Center.
Nenhum comentário:
Postar um comentário