Na corrida contra a Sony a Microsoft aumenta busca por jogos chineses

 


A gigante de software dos EUA e a vanguarda tecnológica do Japão há alguns anos oferecem muito dinheiro a pequenos desenvolvedores para nutrir programas e títulos de licença, mas o impacto do "Genshin Impact" acrescentou um senso de urgência, disseram fontes.

O jogo de RPG de ação do estúdio miHoYo, em Xangai, gerou bilhões de dólares desde seu lançamento há dois anos e elevou o padrão em jogos multi-jogador e multiplataforma - do tipo que fontes disseram que a Microsoft e a Sony procuram na China para seu jogo. Serviços de assinatura do Passe e PlayStation Plus.

O crescente interesse ocidental em jogos chineses reflete um amadurecimento da indústria de desenvolvimento de jogos da China, disseram analistas. Os jogos chineses agora estão no mesmo nível dos jogos ocidentais de grande orçamento, disse Daniel Ahmad, analista sênior da pesquisadora Niko Partners.

"Os desenvolvedores de jogos chineses estão tentando padronizar suas ferramentas de desenvolvimento, criar processos de produção avançados, investir em equipes de grande escala", disse Ahmad. "Em última análise, isso ajuda a fornecer vantagem competitiva para atingir um público amplo, tanto em termos de geografia quanto de plataformas."

A Microsoft está montando uma equipe para explorar jogos chineses, disseram duas fontes do setor. A fabricante do Xbox preencheu principalmente sua lista de assinaturas com títulos de grandes marcas, mas agora está cortejando até estúdios independentes com grandes ofertas, disseram eles.

Ao mesmo tempo, os registros mostraram que a Microsoft está expandindo seu serviço de assinatura para computadores pessoais e dispositivos portáteis, aumentando o apelo de desenvolvedores chineses, como miHoYo, que desenvolveram uma reputação de compatibilidade multi-player e multiplataforma - com "Genshin Impact" sendo um exemplo primordial.

Um executivo, cujo estúdio assinou um acordo de licenciamento com a Microsoft há três anos para apresentar seu jogo no Game Pass, disse que a empresa americana recentemente ofereceu um acordo de licenciamento muito maior para uma sequência.

"Ainda não estamos assinando porque achamos que quando completarmos totalmente nosso jogo, ele receberá uma oferta ainda melhor", disse o executivo.

Ilustrando o dinheiro envolvido, os documentos mostraram que a Microsoft pagou US$ 2,5 milhões para apresentar o jogo de ação "ARK: Survival Evolved" no Game Pass e US$ 2,3 milhões para a sequência ARK 2 - ambos do desenvolvedor americano Studio Wildcard, de propriedade da chinesa Snail Games.

Um executivo de outra desenvolvedora, a Recreate Games em Xangai, disse que sua empresa assinou um acordo com a Microsoft no ano passado para que seu próximo título multijogador "Party Animals" seja lançado exclusivamente no Xbox.

"O Xbox entrou em contato com muitos projetos na China e esses projetos se concentram principalmente no desenvolvimento de jogos para console e PC", disse o executivo-chefe Luo Zixiong.

A Microsoft não respondeu aos pedidos de comentários enviados por e-mail.

BRINCANDO DE SE PEGAR

A Microsoft foi mais lenta na China em comparação com a Sony. A empresa japonesa lançou o programa de aceleração de jogos "China Hero Project" em 2017, com o objetivo de ajudar os desenvolvedores chineses a publicar jogos em seu PlayStation. Apoiou 17 títulos dos quais sete chegaram ao mercado.

"Estivemos quietos nos últimos dois anos. Mas o programa ainda está rolando", disse Kuangyi Zhou, ex-gerente do China Hero Project, à Reuters em abril. "Estamos orgulhosos de todos os jogos que surgiram com sucesso do programa... Não há dúvida de que um novo lote virá."

Em 2019, a Sony fez parceria com o miHoYo, um estúdio pouco conhecido que estava desenvolvendo o "Genshin Impact". O jogo - um sucesso global quando foi lançado um ano depois - está disponível para computadores pessoais e dispositivos portáteis, mas a versão para console é exclusiva do PlayStation.

A Microsoft lamentou ter perdido o "Genshin Impact", disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto. A empresa conversou com a miHoYo no início do desenvolvimento do jogo, mas não chegou a um acordo, disse um deles. A outra pessoa disse que a experiência é a força motriz por trás da busca mais ativa da Microsoft por desenvolvedores chineses.

"Comprar 'Genshin Impact' rendeu muito dinheiro à Sony", disse a segunda pessoa, que não quis ser identificada porque a informação não era pública.

Não há dados públicos sobre a receita do console do "Genshin Impact", mas os dados da Sensor Tower colocam o valor em US $ 3 bilhões para dispositivos móveis em maio.

EVOLUÇÃO DO MERCADO

Durante grande parte do século 21, os jogadores chineses jogaram principalmente títulos importados, pois os jogos caseiros eram vistos como sendo mais pobres em valor de produção. Até a líder de jogos chinesa Tencent Holdings Ltd (0700.HK) começou a publicar jogos estrangeiros em casa.

À medida que o mercado se tornou o maior do mundo, os estúdios locais investiram cada vez mais no desenvolvimento de jogos de melhor qualidade. A tendência se acelerou com restrições regulatórias a novos jogos e limites no número de importações, e se beneficiou do retorno de engenheiros que trabalharam em estúdios de primeira linha, como Ubisoft Entertainment SA (UBIP.PA) e Activision Blizzard Inc (ATVI.O ) .

Os executivos de jogos agora apontam o "Genshin Impact" como um marco da indústria global, elogiando seu valor de produção e jogabilidade perfeita entre plataformas. A Apple Inc (AAPL.O) até usou o jogo para demonstrar o poder de seus dispositivos premium, incluindo o novo iPad Air equipado com seu mais recente chip de processador M1.

Outro marco foi o "Naraka: Bladepoint" de 2021 da NetEase Inc (9999.HK) , a segunda maior empresa de jogos da China. Enquanto a maioria dos títulos chineses são gratuitos para jogar e lucram com as vendas no jogo, "Naraka: Bladepoint" vendeu mais de 10 milhões de cópias, apesar de seu preço de US$ 20, refletindo a confiança em seu valor de produção.

O jogo chamou a atenção da Microsoft e da Sony, disseram duas fontes à Reuters. Um deles disse que a NetEase priorizou a Microsoft, que tornou o jogo exclusivo do Game Pass em junho.

Reportagem de Josh Ye; Edição por Christopher Cushing

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