Análise do Apple Watch Ultra: Robusto e pronto a usar


O Watch Ultra da Apple é o maior Apple Watch disponível e é também o mais caro. A questão é: deve comprá-lo? Aqui está a minha análise.

PORBRITTA O'BOYLE

A Apple anunciou três novos smartwatches durante um evento em setembro de 2022 e, embora dois sejam actualizações de dispositivos que já vimos antes, o terceiro é um novo miúdo no bloco. O Apple Watch Ultra é apresentado como um smartwatch para entusiastas de desportos radicais e a sua caixa robusta e revestimento mais resistente aproximam-no do território da Garmin.

Mas será que tem os minerais necessários para competir e como é que é? Testei o Apple Watch Ultra de um ponto de vista quotidiano e não do ponto de vista dos desportos radicais, embora se estiver à procura dos pormenores minuciosos do desempenho do Watch Ultra na natureza, o nosso site irmão, The Gear Loop, tem uma análise aprofundada que se centra no GPS, nas capacidades de mergulho e em tudo o que possa querer saber. No entanto, se está a pensar comprar o Apple Watch Ultra para usar como dispositivo diário, eu tenho tudo o que precisa. Aqui está a minha análise.

Design robusto e de qualidade superior

  • Caixa de 49 mm, titânio
  • IP6X, MIL-STD-810H, EN13319, WR100
  • Botão de ação personalizável
  • Uma opção de cor: Titânio natural

O Apple Watch Ultra baseia-se no design testado e comprovado do Apple Watch, que não sofreu grandes alterações desde o seu lançamento inicial em 2015. É certo que o espaço do ecrã se expandiu no espaço disponível e foram adicionados novos sensores, mas a forma retangular com arestas curvas e cantos arredondados mantém-se.


No entanto, esse design é superdimensionado no Apple Watch Ultra. É mais resistente, mais volumoso e significativamente maior - possivelmente demasiado grande para alguns. A caixa passa do alumínio e do aço inoxidável - ambos disponíveis no Series 8 - para o titânio, como no antigo Apple Watch Edition. Diz-se que o titânio é mais resistente a riscos e quedas, o que torna o Apple Watch Ultra mais adequado para os ambientes de terreno acidentado para os quais está direcionado. No entanto, também é benéfico na utilização quotidiana, sem um único risco e já o tenho desde setembro de 2022.

A caixa de 49 mm, mais volumosa, tem arestas arredondadas com uma secção extra na parte superior que conduz ao ecrã, que é completamente plano, em vez de arredondado como o Series 8. A caixa do Ultra não é intencionalmente tão aerodinâmica como a do Series 8, com um pouco mais de pormenor. A Digital Crown tem uma camada extra, com mais saliências para uma abordagem mais tátil e a possibilidade de a utilizar com luvas, o que é fantástico na prática. Há também um botão personalizável adicional na extremidade esquerda, cor de laranja brilhante, que pode ser utilizado para iniciar um exercício, um novo mergulho ou um novo segmento, por exemplo. Se o mantiver premido, também activará a sirene incorporada, que tem 86 dB e foi concebida para ser ouvida a 180 metros de distância - é excecionalmente alta, por isso, esteja preparado se quiser experimentar. Juntamente com o botão laranja de ação - como a Apple lhe chama - existem também altifalantes duplos, bem como a antena de GPS, pelo que há muito para oferecer.


O botão no canto direito, por baixo da Digital Crown, continua a ser um botão de função, mas é maior e mais proeminente no Watch Ultra do que nos modelos anteriores. Existem também alças na parte superior e inferior do Watch Ultra, que fixam as braceletes especialmente concebidas - que continuam a ser intermutáveis. Existem três opções - Alpine Loop, Trail Loop e Ocean Band - embora o Watch Ultra também seja compatível com as braceletes de 44 mm e 45 mm disponíveis para os modelos normais do Apple Watch e, na verdade, recomendo vivamente que experimente as opções simples da Sport Loop com o Watch Ultra, uma vez que dá ao dispositivo uma sensação muito diferente da Ocean Band mais volumosa que veio com o meu modelo de análise.

O tamanho grande do Watch Ultra significa que não se adequa tão bem a pulsos delicados como o Watch Series 8 mais pequeno, mas tudo depende do visual que pretende, bem como do que quer do seu smartwatch. É muito confortável de usar, surpreendentemente, de facto, e o formato grande também não ficou horrível nos nossos pulsos pequenos. É certamente uma afirmação e este é um relógio que não passa despercebido - recebo comentários diários sobre ele quando o uso. No entanto, adoro isso e adoro o ecrã plano e o seu volume sem remorsos. É grande, arrojado e é dono dele.


O Apple Watch Ultra é resistente à água até 100 metros, tem a classificação IP6X, oferece a classificação MIL-STD-810H e tem a classificação EN13319, que é a norma para computadores de mergulho. Tudo isto significa que o Watch Ultra é adequado para a maioria das condições, pelo que é mais do que capaz de lidar com ambientes normais.

Ecrã maior e mais plano

  • Ecrã Retina sempre ativo, 410 x 502 pixels
  • Brilho de 2000nits
  • Cristal de safira plano

O Apple Watch Ultra tem o maior ecrã dos actuais modelos de Apple Watch oferecidos e é também o mais brilhante, com 2000nits - o mesmo que o do iPhone 14 Pro. Protegido por cristal de safira - e plano, como mencionámos - o ecrã do Ultra foi concebido para resistir a riscos e impactos nas extremidades. Na minha experiência, também o consegue, pois enquanto o corpo do meu Watch Ultra evitou riscos e arranhões, o ecrã também conseguiu evitá-los. O meu Series 8 também não se está a sair muito mal, apesar de ter um pequeno risco, enquanto o Watch Ultra continua impecável.


Também existe um Always On Display, tal como no Series 8, o que significa que pode ver sempre informações no ecrã, como a hora ou os seus anéis de atividade, por exemplo. Existe também uma função de Modo Noturno quando se roda a Digital Crown para cima na face técnica Wayfinder, transformando os detalhes da face num vermelho vivo. O mostrador Wayfinder oferece até oito complicações e inclui um mostrador das horas que pode ser alterado para uma bússola ativa.

As margens à volta do ecrã no Watch Ultra também são muito finas, oferecendo muito espaço de ecrã dentro da área de cobertura e é uma experiência de utilização genuinamente agradável. O ecrã Retina tem uma resolução de 502 x 410 píxeis, o que proporciona uma grande quantidade de detalhes num ecrã brilhante e vigoroso, com cores vibrantes e pretos profundos. O brilho também é amplo, não havendo qualquer problema em ver o ecrã em condições exteriores, quando o sol está a brilhar com toda a intensidade. No entanto, como já referi, estou a fazer esta análise do ponto de vista da utilização diária, pelo que pode ser diferente se estiver a surfar com o reflexo da água ou a subir uma montanha, mas, em geral, o ecrã do Watch Ultra é excelente, segundo a minha experiência.

Hardware e funcionalidades

  • S8 com processador dual-core de 64 bits
  • Chip sem fios W3, U1
  • LTE e UMTS
  • Bluetooth 5.3

O Apple Watch Ultra funciona com o chip S8, que é um processador dual-core de 64 bits, e tem também um chip sem fios W3 e um chip de banda ultra larga U1, tal como o Apple Watch Series 8. Também possui a mesma quantidade de sensores que o Series 8, incluindo os habituais, como um sensor ótico de frequência cardíaca, um sensor de oxigénio no sangue, um acelerómetro, um giroscópio e um altímetro.


O acelerómetro foi melhorado desde o Series 7, oferecendo até 256g-forças em vez de 32g-forças, e existe também um sensor de temperatura corporal. O sensor de temperatura corporal ajuda o Watch Ultra - e o Series 8 - a detetar quando uma mulher ovula. Na minha opinião, esta funcionalidade é mais útil no Watch Series 8, uma vez que o Watch Ultra não é um dispositivo com o qual se queira dormir, tal como o Garmin Fenix 6. É demasiado grande, enquanto o Apple Watch Series 8 de 45 mm se safa em termos de tamanho. Ainda assim, se decidir que dormir com um smartwatch volumoso no pulso é algo que quer fazer, o Watch Ultra oferece um excelente rastreamento do sono que é significativamente mais útil com o watchOS 9 do que era antes. Há uma funcionalidade separada sobre a monitorização do sono com o Apple Watch que vale a pena ler se estiver interessado nos dados oferecidos e em como tirar o máximo partido dos mesmos.

Para além de poder fazer um ECG, monitorizar o oxigénio no sangue, acompanhar uma série de desportos, receber notificações do smartphone e utilizar várias aplicações, o Watch Ultra também detecta se esteve envolvido num acidente de viação, ligando e enviando a sua localização para os serviços de emergência e notificando os seus contactos de emergência. Também tem roaming internacional. Felizmente, não tive de testar a funcionalidade de deteção de acidentes, embora o desempenho das outras funcionalidades do Watch Ultra seja excelente. O Apple Watch é fantástico no que diz respeito à monitorização do ritmo cardíaco e o Watch Ultra não é diferente, enquanto a multiplicidade de exercícios disponíveis para monitorizar e a funcionalidade Rings fazem com que se queira levantar e mexer, mesmo nos dias em que a televisão e o sofá são mais apelativos.


O Watch Ultra também tem uma bússola - como seria de esperar, um medidor de profundidade, GPS de precisão de dupla frequência que utiliza L1 e L5 GOS para obter medições mais precisas e também tem uma sirene incorporada, como mencionámos. É também LTE, não estando disponível um modelo apenas com GPS, como acontece com o Series 8, e tem uma temperatura de funcionamento entre -20 graus Celsius e 55 graus Celsius.

Bateria de maior duração

  • Até 36 horas
  • Até 18 horas em LTE
  • Até 60 horas no modo de baixo consumo

O Apple Watch Ultra tem uma bateria maior do que a do Series 8 - ou de qualquer outro Apple Watch anterior, com uma autonomia de 36 horas em comparação com as 18 horas oferecidas pelo modelo padrão. Isto ainda está longe de ser o Garmin Fenix do mundo dos smartwatches robustos, mas é substancialmente melhor do que o Apple Watch oferecia no passado e é muito refrescante quando utilizado.


Não ter de carregar o Watch Ultra todas as noites é ótimo e, para além do design diferente, é a melhor coisa do Watch Ultra no que diz respeito à utilização diária. Na minha experiência, consegui um pouco menos do que as 36 horas reivindicadas em utilização normal, mas isso inclui exercícios, por vezes vários num dia, e também são mais dois dias do que o Watch Series 8 oferece, o que faz uma grande diferença na utilização diária. Com o Watch Series 8, tenho de me lembrar de o carregar antes de ir para a cama. O Watch Ultra, entretanto, permite-me passar pelo menos dois dias sem precisar de estar ligado ao seu disco branco, embora o GPS tenha impacto na duração da bateria e o que conseguirá com ele dependa da sua utilização pessoal, por isso tenha isso em mente.

Há também uma promessa de 60 horas quando utilizado no modo de baixo consumo, que chegou através de uma atualização de software vários meses após o lançamento do Watch Ultra. Há um artigo separado sobre o modo de baixo consumo no Watch Ultra que pode ler se quiser saber mais sobre como o ativar e as funcionalidades que perde quando está ligado.

Software

  • watchOS 9
  • Será compatível com o watchOS 10

O Apple Watch Ultra é executado no watchOS 9 por enquanto, embora seja compatível com o watchOS 10 quando for lançado ainda este ano. O watchOS 10 foi apresentado durante a conferência mundial de desenvolvedores da Apple (WWDC) em junho de 2023 e trará algumas grandes mudanças na forma como você usa o Apple Watch e a interface, com os widgets desempenhando um papel fundamental. Também está a chegar um mostrador de relógio do Snoopy, que vai ficar épico no grande ecrã do Watch Ultra. Pode ler mais sobre o watchOS 10 na nossa funcionalidade separada, mas, por agora, é o watchOS 9 que comanda o espetáculo no Watch Ultra e é um grande espetáculo. A atualização do software trouxe um rastreio do sono mais avançado com as fases do sono, como mencionámos, juntamente com várias outras funcionalidades que detalhei na funcionalidade watchOS 9, muitas das quais também se obtêm no Watch Series 8, pelo que não é necessariamente necessário um Watch Ultra para ter acesso às funcionalidades, mas a experiência no Ultra é excelente no geral, apresentando as capacidades do software de forma brilhante.


No entanto, existem alguns extras no Watch Ultra, incluindo a possibilidade de programar o botão laranja de ação. Isto significa que pode optar por utilizar esse botão para iniciar um exercício, por exemplo, o que evita que tenha de passar o dedo pelo ecrã - muito mais prático quando tem as mãos molhadas ou está a chover. Há também muitas outras utilizações, como mencionámos.

Veredicto

O Apple Watch Ultra é o Apple Watch Series 8 com esteróides e muito mais. É mais volumoso para oferecer um dispositivo mais robusto e pronto, não só com uma caixa mais resistente, mas também maior, juntamente com um ecrã maior e deslumbrante, botões mais tácteis e botões extra. E isto sem contar com a melhor duração da bateria em comparação com outros modelos do Apple Watch.

O seu tamanho e volume significam que não vai agradar a todos os gostos e, para alguns, será um exagero para o que precisam em termos de funcionalidades, ou talvez esteja fora do orçamento, pois, convenhamos, não é barato. Para outros, porém, o Apple Watch Ultra é o Apple Watch de que estava à espera há muito tempo, especialmente com todas as funcionalidades extra e a diferenciação no design. Se deve ou não comprá-lo em vez de um modelo Garmin Fenix se estiver interessado em desportos radicais é talvez discutível, e o Watch Series 8 oferece praticamente todos os mesmos sensores por metade do preço, mas se quiser um Apple Watch que se destaque do resto do portefólio, ofereça um excelente desempenho e um excelente design, é este. Só precisa de ir fundo para o conseguir.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios