Os lucros do iPhone caíram cerca de 1% em relação ao período de outubro a dezembro do ano anterior.

 




A Apple divulgou na quinta-feira que suas vendas do iPhone caíram ligeiramente durante o trimestre da temporada de férias, sinalizando um início lento para o esforço da empresa criadora de tendências para alcançar o resto das Big Tech na corrida para levar inteligência artificial às massas.

POR  Associated PressLeitura de 3 minutos

A queda de aproximadamente 1% na receita do iPhone em relação ao período de outubro a dezembro do ano anterior não foi totalmente inesperada, dado que a primeira atualização de software que habilitou os recursos de IA do dispositivo não chegou até pouco antes do Halloween, e a tecnologia ainda não está disponível em muitos mercados fora dos EUA.

Os países que ainda aguardam o pacote de IA da Apple incluem a China, um mercado-chave onde a empresa continuou a perder terreno. Embora ele não tenha mencionado a China, o CEO da Apple, Tim Cook, disse aos investidores em uma teleconferência que uma atualização de software que habilita os recursos de IA em mais mercados europeus, bem como Japão e Coreia, será lançada em abril.

Mas no último trimestre, a Apple também só conseguiu obter um modesto ganho de receita em todo o seu negócio, embora os resultados tenham ficado à frente das projeções dos analistas que orientam os investidores. A empresa de Cupertino, Califórnia, lucrou US$ 36,3 bilhões, ou US$ 2,40 por ação, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. A receita aumentou em relação ao ano anterior em 4%, para US$ 124,3 bilhões.

Esses números incluíram a receita do iPhone de US$ 69,1 bilhões. Na China, a receita total da Apple registrou US$ 18,5 bilhões, uma queda de 11% em relação ao ano anterior.

Parte dessa erosão na China refletiu a redução da participação de mercado do iPhone naquele país, onde empresas nacionais têm feito mais progressos. As remessas anuais do iPhone da Apple na China caíram quase 10% no trimestre mais recente, enquanto as empresas nativas Huawei e Xiaomi registraram aumentos anuais de mais de 20%, de acordo com a empresa de pesquisa International Data Corp.

"Embora a China seja um risco potencial, achamos que o apelo dos produtos da Apple como um produto de luxo e o potencial das inovações de IA manterão a demanda estável no país", escreveu o analista da Edward Jones, Logan Purk, em uma nota de pesquisa avaliando o relatório trimestral da empresa.

Os resultados da temporada de férias serviram para confirmar que levar a IA ao iPhone e a outros produtos da Apple pode não impulsionar o crescimento medíocre da empresa tanto quanto os investidores inicialmente pensaram depois que Cook revelou a tecnologia para uma multidão entusiasmada em junho passado.

A expectativa de que um iPhone com infusão de IA incitaria hordas de consumidores a abandonar seus dispositivos atuais e gastar em um upgrade é a principal razão pela qual o preço das ações da Apple subiu 30% no ano passado. Mas a percepção de que um aumento na demanda pode levar mais tempo do que o esperado fez com que as ações da Apple recuassem 5% durante o primeiro mês do novo ano. As ações inicialmente caíram ligeiramente em negociações estendidas após a divulgação dos números, mas depois reverteram o curso e subiram mais de 3% depois que Cook disse que a Apple está vendo um número recorde de pessoas atualizando seus iPhones.

"Eu não poderia me sentir mais otimista sobre nosso pipeline de produtos", disse Cook durante a teleconferência. "Então, acho que ainda há muita inovação no smartphone."

Uma previsão da administração pedindo uma receita que pelo menos igualará ou excederá as projeções dos analistas para o trimestre de janeiro a março também pareceu reforçar a confiança dos investidores na empresa.

As preocupações que pairam em torno do enfraquecimento das vendas do iPhone da Apple vêm de encontro a preocupações mais amplas sobre se a IA será tão lucrativa para as empresas de tecnologia dos EUA quanto se imaginou depois que a startup chinesa DeepSeek lançou uma versão da tecnologia que foi construída a um custo muito menor do que se pensava ser possível.

Ao contrário de colegas de tecnologia como a Microsoft, a controladora corporativa do Google Alphabet Inc. e a controladora corporativa do Facebook Meta Platforms, a Apple não tem investido tanto em IA — uma das razões pelas quais tem sido vista como uma retardatária do setor. Mas essa restrição pode funcionar a seu favor se os primeiros avanços da DeepSeek na redução dos custos de IA ganharem força.

A divisão de serviços da Apple continuou sendo a maior geradora de dinheiro da empresa fora do iPhone, com receita de US$ 26,3 bilhões no último trimestre, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Embora a divisão de serviços esteja prosperando há anos, ela gera mais de US$ 20 bilhões anualmente ao bloquear o Google como o mecanismo de busca automático no iPhone e em outros produtos. Esse acordo agora corre o risco de ser banido como parte da punição proposta para o mecanismo de busca do Google ser declarado um monopólio ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios