O receptor 800-B: uma obra-prima de Avery Fisher

 



Todas as fotos do Fisher 800-B são cortesia da Novalux Stereophonic.


Avery Fisher estava ocupado perseguindo sua paixão pela música e som de alta fidelidade anos antes de fundar a The Fisher Radio Corporation em 1945 e muito antes de o hi-fi se tornar uma coisa no início dos anos 1950. O músico amador (ele tocava violino construiu seu primeiro console de rádio/fonógrafo em 1937 usando alto-falantes, amplificadores e outras peças que ele pegou de cinemas locais que não precisavam mais deles, enquanto trabalhava como designer de livros. Antes que ele percebesse , ele estava fazendo consoles hi-fi para amigos e decidiu formalizar o novo show paralelo como Rádio Filarmônica.

O trabalho clandestino evoluiu para uma ocupação de tempo integral em 1943, quando Fisher deixou seu emprego diário. Mas com a Segunda Guerra Mundial em pleno andamento, ele teve problemas para manter o negócio à tona. Os materiais estavam em falta e os fabricantes de eletrônicos foram mobilizados pelo governo para ajudar no esforço militar, então Fisher não teve escolha a não ser vender a empresa, concordando em permanecer como presidente. O arranjo durou pouco. A Philharmonic Radio havia feito a transição para fazer rádios de mesa, uma área na qual Fisher não tinha interesse, então, quando a guerra terminou, ele saiu e começou a Fisher Radio, trazendo alguns funcionários importantes junto com ele.

A nova empresa se especializou em consoles caros e de alta qualidade - sistemas hi-fi completos que combinam um alto-falante ou alto-falantes (os primeiros sistemas eram mono) com eletrônicos de tubo de vácuo, um toca-discos e (em alguns casos) um gravador em um móvel armário de madeira de alta qualidade feito de nogueira, mogno e outras madeiras. A RCA, Ampex e outras tentaram se destacar no florescente negócio de consoles da década de 1950, mas falharam.

Os concorrentes perguntavam a Fisher por que sua empresa prevalecia e, como revelado em uma entrevista à Rolling Stone em 1976 , ele lhes dizia: “Vocês buscaram o resultado final e nós buscamos qualidade superior”. No final da década de 1950, o console Fisher havia se tornado um símbolo de status nas salas de estar em toda a América – a administração Kennedy até tinha um instalado nos aposentos da Casa Branca no início dos anos 60. De fato, a Fisher Radio foi uma titã do florescente mercado de hi-fi/estéreo e, durante as décadas de 1950 e 1960, construiu alguns dos equipamentos mais icônicos do hi-fi.

O legado de Fisher vive hoje por meio de vários produtos de áudio altamente colecionáveis. Entre eles, o imponente amplificador valvulado SA-1000 e o tema deste post, o receptor estéreo 800-B, produzido de 1961 a 1963 (anos modelo 1962-1964). Um substituto para o modelo TA-800 de 1960, foi o terceiro receptor estéreo de Fisher e foi vendido por US$ 429,50 com uma (agora difícil de encontrar) caixa de nogueira ou folheado de madeira de nogueira oferecida como uma opção de US$ 25.

Bonito por dentro e por fora
O Fisher 800-B é uma beleza com seu painel frontal de alumínio em tons de latão acetinado (e mais tarde champanhe), grande display de sintonia de rádio com seções FM e AM separadas e layout simétrico, um aceno para o senso de design astuto de Avery Fisher. Os visores do sintonizador esquerdo (FM) e direito (AM) eram separados pelo logotipo distintivo da Fisher e cada um tinha seu próprio medidor de força de sinal “olho mágico”. A simetria era uma marca registrada do design da Fisher, e o homem por trás da empresa era conhecido por ser prático, detalhista e em contato com seus clientes. “Se de vez em quando minha secretária estava fora do escritório, eu pegava o telefone imediatamente”, ele compartilhou na entrevista à Rolling Stone . “Eles diziam: 'O Sr. Fisher está?' Eu dizia: 'Este é o Sr. Fisher.' E eles não acreditariam."

Em 1961, o tubo de vácuo era a tecnologia de escolha para fornecer a potência necessária para acionar os alto-falantes, como era há décadas. Os transistores estavam em uso há uma década, mas ainda eram caros e não seriam amplamente adotados em receptores por pelo menos mais uma década. O 800-B é embalado com 22 tubos e foi o primeiro receptor Fisher a usar o novo tubo de saída 7591, cobiçado pelos audiófilos por seu som musical. Um anúncio de 1962 na High Fidelity - uma revista irmã da antecessora da Sound & Vision Stereo Review - ostenta: "O amplificador de potência é capaz de produzir 65 watts de potência de música IHFM com menos de 0,5% de distorção harmônica - 32,5 watts por canal estéreo".

Os tubos também foram colocados em ação para fornecer uma excelente seção AM/FM - uma com um toque histórico. O 800-B foi um dos primeiros receptores a suportar estéreo FM multiplex verdadeiro (MPX), o sistema ainda em uso hoje que codifica áudio estéreo de canal esquerdo e direito no sinal de rádio. E em um movimento que Fisher aparentemente considerou uma proteção necessária, ele também contém circuitos para suportar o sistema “estéreo FM-AM” há muito obsoleto.

Não é à toa que o “estéreo FM-AM” teve vida curta: sintonizar uma transmissão estéreo era um processo de duas etapas. Como Phil Nelson explica em um post no antiqueradio.org, “Primeiro você mudou seu rádio para FM e sintonizou a estação FM em um canal. Em seguida, você mudou para AM e sintonizou uma estação AM para obter o segundo canal. Finalmente, você mudou seu rádio para "FM-AM" e ouviu a transmissão de dois canais. Operando no modo FM-AM, o Fisher 800-B reproduz FM mono no canal esquerdo e AM no canal direito. Era um sistema excessivamente complexo repleto de problemas, entre os quais a qualidade de som inferior do AM.

O painel frontal simples e elegante do 800-B possui 15 controles, começando com botões de sintonia FM e AM separados - FM no canto superior esquerdo e AM no canto superior direito. Os botões e botões restantes correm ao longo da parte inferior e incluem um dial central para selecionar um dos nove modos de operação ou fontes (Cabeçote de fita, Phono, Filtro MPX, MPX Stereo, FM, FM-AM Stereo, AM, Aux e Tape) ao longo com botões para ajustar o volume, equilíbrio L/R, graves e agudos. Oito interruptores permitem que os usuários selecionem entre mono e estéreo, largura de banda de AM ampla e nítida, e fornecem controle liga/desliga para filtros altos e baixos, reversão de canal, monitor de fita, reversão de fase e contorno de volume.

Na parte de trás, há duas saídas AC e terminais de parafuso para antenas FM e AM, terra externa e um único par de alto-falantes de 4, 8 ou 16 ohms, além de um conector RCA rotulado como “Center Ch Output” que mistura as saídas esquerda e canais direitos juntos para uso com um alto-falante central - um recurso oferecido em alguns amplificadores de potência durante os primeiros dias do estéreo. As entradas incluem conectores RCA para um toca-fitas, toca-discos (com potenciômetros de nível fono para cada canal), um loop de monitor de fita e um conjunto de conectores duplos para conectar a unidade de reverberação Spacexpander opcional da Fisher.

por: Bob Ankosko  |

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