O receptor 800-B: uma obra-prima de Avery Fisher parte 2

 

Agulha no palheiro
Quando Ben Hase postou um anúncio no Facebook procurando equipamento estéreo que não funcionasse em uma recente visita familiar em Wisconsin, ele ficou intrigado quando ouviu de um homem que afirmou possuir um Fisher 800-B em muito bom estado original.

 “Eu dirigi para encontrar o vendedor em um dia muito frio e inspecionei a unidade em uma mesa do lado de fora”, lembrou Hase, especialista em restauração de alta fidelidade e proprietário da Novalux Stereophonic . “Minhas mãos estavam congelando, mas consegui usar uma chave de fenda para tirar a tampa inferior para confirmar que não havia sinais de falha catastrófica ou danos ao transformador. Eventualmente, estabelecemos um preço e concordei em trocar a mão de obra de reparo por alguns dos outros itens que ele tinha disponível. O 800-B voltou comigo para Nova York para uma restauração completa.”

Na troca que se segue, Hase, que também trabalha como técnico de serviço/restauração para a SkyFi Audio, com sede em Nova Jersey - uma joint venture com a Stereo Exchange de Nova York que lida com equipamentos de áudio antigos e esotéricos - fala sobre encontrar e restaurar um dos as peças de equipamento de áudio mais procuradas do início dos anos 1960.

S&V: Então, qual é a história por trás do receptor estéreo Fisher 800-B que você adquiriu recentemente?
Hase: Os senhores que me venderam a unidade a encontraram por acaso um dia em uma loja Goodwill no centro de Wisconsin. Ele foi originalmente instalado no que foi descrito como um console caseiro com um toca-discos Garrard e uma mistura de drivers GE, Fisher e RCA. O console era extremamente pesado e difícil de transportar, mas era um negócio de tudo ou nada, então o proprietário teve que pedir a um amigo para ajudá-lo a transportar o console totalmente carregado para casa. Eles quase quebraram as costas ao descer um lance de escadas. Quando ele chegou em casa, ele removeu todos os componentes para que pudessem ser armazenados com segurança.

Ao longo dos anos, o proprietário vendeu os drivers e o toca-discos, mas ficou com o 800-B na esperança de algum dia restaurá-lo. Ele acredita que a unidade foi originalmente comprada de uma loja local de vendas e reparos de TV chamada "House of TV Service Company", que tinha um showroom da Fisher - o único desse tipo na área.


Andrew J. Folgert, proprietário da House of TV Service Company de Wisconsin, onde o Fisher 800-B restaurado por Ben Hase foi originalmente comprado. A foto foi tirada em 1965.

S&V: Ótima história. O que você acha atraente sobre o 800-B?
Hase: Eu nunca tinha trabalhado em um receptor Fisher antes e queria ver do que se tratava todo o hype. A unidade é toda original, intocada, em boas condições cosméticas, e é um design todo valvulado com seções AM, FM, pré-amplificador e amplificador de potência baseados em tubo. Era o melhor candidato para restauração, pois nenhum outro técnico estava dentro dele realizando reparos de quebra/conserto. Claro, também tem aqueles lindos “olhos mágicos”.

S&V: Conte-nos sobre a restauração.
Hase: Quando abri a unidade pela primeira vez para realizar o teste inicial, descobri que um par de tubos de saída estava comprometido. Liguei a unidade com apenas um conjunto de saídas instaladas e pude verificar a função básica de um canal por vez. A unidade funcionou fundamentalmente, mas o sintonizador FM estava desalinhado e os capacitores eletrolíticos estavam chegando ao fim de sua vida útil. Após confirmar que os transformadores de potência e saída não estavam danificados, pude prosseguir com a restauração.

Há um grande número de seguidores associados aos receptores Fisher da década de 1960. Ao longo dos anos, muitos técnicos mais experientes do que eu inventaram maneiras criativas de resolver algumas das deficiências do projeto original, fazendo uso de componentes modernos que não existiam na época ou eram caros demais para serem práticos no consumidor. produtos. Considerei uma série de modificações possíveis, mas acabei optando por uma restauração minimamente invasiva com o objetivo de preservar o máximo possível da magia Fisher, ao mesmo tempo em que tornava a unidade segura para operar e fácil de re-tubular.

Comecei com uma reconstrução completa da fonte de alimentação, fazendo uso de capacitores de lata multi-seção personalizados e resistores de composição de carbono NOS (novo estoque antigo) Allen-Bradley. Também reconstruí a fonte de polarização negativa, substituindo o problemático retificador de ponte de Selenium por um equivalente moderno de silício. Na frente do tubo, os Telefunken 12AX7 balanceados da NOS são caros, mas ainda assim bastante fáceis de obter. Conjuntos combinados de válvulas de saída NOS 7591, no entanto, estão se tornando escassos, então decidi instalar uma nova placa que permite ajustes individuais de polarização - o projeto original envia a mesma tensão de polarização negativa fixa para todas as quatro válvulas de saída, exigindo o uso de um conjunto combinado de quatro tubos para um desempenho ideal. Também adicionei resistores de tela aos soquetes do tubo de saída para permitir o uso de 7591s de produção vintage e atual.

Depois de testar todas as válvulas, realoquei os melhores Telefunken 12AX7s de teste para as posições sensíveis do inversor de fase e instalei uma mistura de NOS e 12AX7s de produção atual nos estágios de linha e phono. Todos os capacitores eletrolíticos restantes foram substituídos e um alinhamento foi realizado nos sintonizadores AM e FM. Quando a restauração eletrônica e o alinhamento foram feitos, a unidade testou maravilhosamente na bancada, produzindo aproximadamente 25 watts por canal em 8 ohms com uma resposta de frequência surpreendentemente boa.

Uma vez que a unidade estava eletronicamente estável, era hora de passar para a parte cosmética da restauração. Esta unidade foi puxada de um console para que não tivesse gabinete. Felizmente, eu tinha um armário Fisher 400 áspero no armazenamento e era um ajuste perfeito para o 800-B. Lixei o armário, corrigi qualquer defeito significativo e o repintei em óleo dinamarquês. Também instalei tampas de latão de reprodução em todos os botões como toque final.

S&V: Uma restauração bastante extensa... Como você lidou com o sintonizador FM-AM original (e agora obsoleto)?
Hase: Mesmo que a transmissão estéreo FM-AM nunca tenha pegado, os sintonizadores independentes de FM e AM, juntamente com o módulo MPX, tornam o 800-B um receptor fantástico para ouvir transmissões modernas de FM MPX e AM. Fisher inteligentemente projetou este produto para ter sucesso em ambos os casos. O único recurso órfão é a seleção "FM-AM Stereo" no botão de fonte. Na verdade, o 800-B oferece mais recursos do que um receptor AM/FM típico com um seletor AM/FM compartilhado. AM e FM podem ser sintonizados de forma totalmente independente, permitindo que o ouvinte defina efetivamente uma "predefinição de AM" que não muda quando a sintonia de FM é ajustada.

S&V: Agora que foi totalmente restaurado, qual é o desempenho desse clássico de áudio?
Hase:Minha principal conclusão é que acho excepcionalmente satisfatório ouvir uma unidade que é toda valvulada da fonte ao alto-falante. As únicas partes de silício são os diodos na fonte de alimentação e os circuitos FM MPX. Ouvir FM foi muito agradável, e os sintonizadores AM e FM têm um desempenho surpreendentemente bom para a tecnologia dos anos 1960. Eu deixaria o FM tocando o dia todo durante meus testes de longo prazo. (Eu gosto de testar todas as minhas restaurações por um mínimo de três sessões de 10 horas seguidas.) Durante esse tempo, geralmente estou trabalhando em outros projetos. Quando o 800-B estava rodando em segundo plano, eu me encontrava frequentemente sentado para ouvir e, antes que eu percebesse, duas ou três músicas haviam tocado. É raro ouvir rádio me atrair assim.

por: Bob Ankosko 

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