Como organizar geladeira de forma simples

 Entenda com dicas fáceis como organizar a geladeira da melhor forma, para aproveitar ao máximo o eletrodoméstico e não desperdiçar nenhum alimento


A geladeira tem temperaturas variáveis em seu interior dependendo do espaço, por isso mesmo é importante saber como organizar geladeira da forma correta. O armazenamento incorreto de alimentos pode fazer com que eles estraguem mais rápido, causando desperdício e gastos desnecessários.

Cada gaveta, prateleira e cantinho tem sua função dentro da geladeira e pode fazer uma grande diferença na hora de prolongar a vida de suas compras e manter o sabor e a saúde dos seus alimentos por mais tempo. Com dicas simples de como organizar a geladeira, você economiza tempo e dinheiro e encontra seus alimentos de maneira muito mais fácil.

Veja abaixo o que colocar na geladeira, como também o que não colocar, bem como o espaço correto para cada item.

1 – Organizando a geladeira: quais alimentos não devem ser guardados

O que guardar na geladeira? Sabia que nem todo alimento precisa estar lá? Então, primeiramente, vamos falar sobre o que muita gente guarda dentro do refrigerador, mas que não precisa. Isso pode fazer com que os itens estraguem mais rapidamente e ocupem espaço desnecessariamente.

Os seguintes itens podem ser guardados na despensa:

– Café
– Alho
– Bananas
– Pão
– Batatas
– Cebolas
– Tomates
– Mel

2 – Organizando a geladeira: o que guardar no congelador

o que guardar no congelador

Se você estiver com pouco espaço e com comida que não vai comer rapidamente, transfira-a para o freezer. Isso vai liberar espaço na geladeira. Itens como carne, queijo, leite e ervas podem ficar meses no freezer.

Entretanto, vale verificar o que está lá de tempos em tempos. Descarte o que estiver por um período muito longo guardado ou o que você já não sabe identificar – afinal, se isso acontece, não vale a pena correr o risco de comer algo estragado.

Por isso mesmo é importante marcar cada item que você coloca no freezer com a data de armazenamento, assim você consegue acompanhar quanto tempo esse alimento está no congelador

Uma outra dica de armazenamento no congelador é guardar carnes em porções menores. Dessa forma, você facilita o processo de descongelamento e consegue ter porções ideias para as receitas do dia a dia.

3 – Organizando a geladeira: o que deve ficar na porta

espaço de temperos na geladeira

A parte com maior mudança de temperatura é a porta da geladeira. Não é para menos – ela é aberta muitas vezes ao dia para pegar uma coisa aqui e outra ali. Por isso, escolha guardar na porta da geladeira itens como água, condimentos, molhos para salada e manteigas, que se mantêm frescos mesmo com variações mais bruscas de calor.

Sabemos que a manteiga é um tópico polêmico e há quem prefira deixá-la fora da geladeira, porém se você for guardar dentro do refrigerador, não tem problemas deixá-la na porta.

Por outro lado, dois itens clássicos que ficam na porta, mas não deveriam estar ali: ovos e leite. Isso mesmo, esses dois alimentos exigem temperaturas mais frias, portanto, devem ser guardados nas prateleiras internas.

4 – Organizando a geladeira: o que deve ser guardado na gaveta superior

o que guardar na geladeira

Se sua geladeira possui uma gaveta superior abaixo do congelador, use-a para guardar derivados de leite, como queijo e iogurte, e bebidas como cervejas, sucos e refrigerantes.

Você também pode guardar carnes, embutidos e outros itens que serão consumidos em pouco tempo e que pedem mais refrigeração.

5 – Organizando a geladeira: o que deve ser guardado na gaveta inferior

gaveta inferior da geladeira

As gavetas inferiores são menos refrigeradas e ótimas para guardar verduras, legumes e frutas. Esse é o espaço ideal para você guardar saladas lavadas, legumes recém-chegados da feira e outros itens que precisam de uma refrigeração mais leve.

A nossa dica para verduras folhosas é lavá-las, secar bem e depois colocá-las em saquinhos plásticos junto com uma toalha de papel. Dessa maneira elas ficarão protegidas e prontas para o consumo. Os outros legumes, depois de higienizados, podem ser guardados diretamente na gaveta.

6 – Organizando a geladeira: o que deve ser guardado nas prateleiras


A primeira prateleira é ideal para guardar alimentos que estão prontos para serem consumidos ou que necessitem de refrigeração constante para se manterem frescos, como sobras de comidas prontas, ovos e margarina.

Já as prateleiras intermediárias podem ser usadas para armazenar itens que não precisam de refrigeração máxima. Sendo assim, você pode guardar leite, doces em compotas, sobremesas e alimentos enlatados.

Organizando a geladeira com a regra do “FIFO”

Uma das regras mais importantes usadas em cozinhas industriais e nos supermercados é a FIFO, isto é, “first in, first out”, em inglês, o que em tradução livre significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Isso significa que aquilo que você comprou na segunda-feira deve ser colocado atrás do que foi comprado no sábado, por exemplo. É uma regra simples de ser aplicada em casa para ajudar a organizar a geladeira, apenas estocando o que for mais novo atrás dos alimentos mais antigos.

Dessa forma, os alimentos mais antigos, que não estão tão frescos, são utilizados primeiro e é muito mais eficaz na hora de evitar que eles estraguem e aconteça desperdício desnecessário. Simples e eficaz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios